Ministro Fernando Haddad recebe título de Doutor Honoris Causa da Unesc
O ministro da Educação, professor doutor Fernando Haddad, recebeu esta manhã (16/6) o título de Doutor Honoris Causa da Unesc. A sessão solene do Consu (Conselho Universitário) de outorga da mais alta honraria concedida pela instituição universitária aconteceu no auditório Ruy Hülse, que esteve lotado de autoridades políticas e professores, funcionários e estudantes. Os professores da rede estadual de ensino, em greve há mais de um mês pela implantação do piso salarial nacional, participaram do ato solene.
O ministro chegou no campus da Unesc às 9h57, acompanhado pelos deputados federais Jorge Boeira, Ronaldo Benedet e Pedro Uczai e pelo secretário executivo do Ministério da Articulação Política, Cláudio Vignatti, que na ocasião representava a presidente Dilma Rousseff. Haddad foi recebido pelo reitor Gildo Volpato e vice-reitor Márcio Fiori, que estavam acompanhados dos pró-reitores. O vice-governador Eduardo Moreira, o prefeito Clésio Salvaro, secretários de Estado, deputados estaduais, vereadores e secretários municipais, entre outros, também se fizeram presentes. Os reitores mostraram parte das instalações da universidade ao ministro e se dirigiram ao Auditório Ruy Hülse. Logo após a cerimônia foi oferecido um almoço em hormanegem aos 43 da Unesc.
Professores doutores da Unesc, representando quatro áreas do conhecimento, Gladir Cabral, Geraldo Milioli, Emílio Streck e Marcos Marques da Silva Paula, conduziram o ministro pelo auditório Ruy Hülse até a mesa da sessão solene. Coube ao vice-reitor, professor doutor Márcio Fiori, fazer a apresentação do homenageado e à pró-reitora de Ensino de Graduação, professora mestre Robinalva Ferreira, colocar a pelerine (capa) no ministro.
Fernando Haddad nasceu em São Paulo em 25 de janeiro de 1963, é casado e pai de dois filhos. Ele é graduado em Direito (1985), especialista em Direito Civil, mestre em Economia (1990) e doutor em Filosofia. Estudou durante um período no Canadá, publicou vários livros, é professor da USP e domina assuntos como Materialismo Histórico, Marx e Habbermas. Também já atuou como analista de investimentos no Unibanco, como consultor de Faculdades, chefe de gabinete, assessor especial e secretário- executivo do Ministério da Educação. Assumiu o Ministério da Educação em 2003, a convite do presidente Lula. A presidente Dilma o manteve no cargo.
Na condição de ministro da Educação, Haddad é o responsável pela expansão do ensino superior, com programas como o Prouni e os Institutos Federais de Educação, e reformou o FIES e o ENEM, entre outros. O título concedido pela Unesc é devido aos estudos, trabalhos e ações do ministro em prol da educação brasileira.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
16 de junho de 2011 às 14:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário