Seguidores (Clique em SEGUIR)

Translate

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

O FENÔMENO MALAFAIA

O FENÔMENO MALAFAIA



Para compreender um ator político e religioso como o denominado pastor Silas Malafaia eu penso que seja necessário uma caminhada um tanto quanto longa nos caminhos da reflexão, da análise e da síntese para que as mesmas sejam minimamente razoável. Principalmente pelo fato de estarmos em uma seara muito delicada, a ideia e o sentimento do sagrado. Mas ao mesmo tempo líderes religiosos desde a antiguidade têm o hábito de estreitar as suas relações com o que é profano. Tais relações entre o que é sagrado e entre o que é profano, sobretudo quando esse profano tem o caráter público do jogo político, coloca os atores investidos do reconhecimento da autoridade religiosa em uma quase inevitável corda bamba, afinal de contas aquele que se diz um padre, um médium, um pastor ou coisas do gênero está supostamente investidos de uma autoridade conferida pelo mundo "inquestionável" dos espíritos ou da unção divina, e esse mundo é dentro da psicopedagogia religiosa o lugar da verdade de Deus, dos deuses e dos espíritos. Mas o que fazer ou pensar quando uma liderança religiosa se encontra demasiadamente envolvida nos interesses da política oficial se desde Maquiavel principalmente nós já sabemos que verdade e política são coisas muito diferentes e distintas?

De fato o pastor Silas Malafaia quando aparece às nossas consciências coletivas aparece sempre dialogando com esses dois mundos, com o mundo da privacidade do sentimento religioso e com o caráter público do mundo da política. E como informação histórica quando a política foi inventada pelos antigos gregos ela foi elaborada com esse compromisso intrínseco de separação entre o que é público e entre o que é privado, ou seja, a ética política é a ética da aparição dos seus atores em um palco de falas e discursos, e não necessariamente a política é a aparição da verdade de Deus ou dos homens, principalmente na intenção dos seus principais atores, salvo para efeito de popularidade junto às massas que principalmente na velocidade das informações do mundo atual não terão tanto tempo assim para digerir profundamente cada conceito divulgado como supostamente verdadeiro.

Evidentemente que um líder religioso como o pastor Silas Malafaia se encontra de uma certa maneira sempre muito camuflado em meio ao calor proporcionado pela lã das ovelhas, e esse calor humano é bastante aquecido pelas lógicas sempre muito "coerentes" do seu carisma. Esse carisma é sempre adornado pelos colares, brincos e anéis de pérola das suas palavras e orações reconfortantes como "vamos orar pelo Brasil minha gente", "vamos orar pelo nosso presidente para que Deus ilumine os seus caminhos", "vamos levantar um clamor pelo Brasil igreja!". Todas essas frases, orações e posturas políticas o colocam como um suposto capelão da república brasileira, sobretudo com as suas mais recentes aproximações com o atual presidente eleito Jair Bolsonaro. Nesse contexto ele se apresenta principalmente como um pastor no cenário político e evidentemente como um mediador direto ou indireto do que os cristãos chamam historicamente de "a verdade de Deus " e os homens. Mas o que pensar desse personagem perante o que é a política no seu mais profundo significado? pois política é, sobretudo em um país do fisiologismo como o Brasil, ela é sempre um confuso e disputado jogo de interesses e não necessariamente um jogo de regras claras como as regras da verdade de Deus ou dos homens. Com isso eu estou dizendo que o pastor Silas Malafaia é um mentiroso ou uma espécie de cafajeste espiritual que falta com a verdade? de jeito nenhum, pois mentiroso no sentido mais amplo é o cidadão que não pratica a verdade objetiva nos seus compromissos privados e civis, mas a ética pública do compromisso político é a ética da aparição e não a ética da verdade moral como compromisso com a consciência e o sagrado. E como o pastor Silas Malafaia tem o hábito histórico de serpentear entre os mais diversos interesses e posturas políticas, quem ele é finalmente, um atalaia do que a religião do cristianismo histórico chama de a verdade de Deus ou um ator político que procura transformar as suas aspirações pessoais e políticas em verdade divina?

Quem o acompanha desde a algum tempo com o mínimo de atenção já presenciou muitas das suas contradições. Na sua juventude ele foi um crítico ferrenho da chamada Teologia da Prosperidade que era denominada nos idos das décadas de 70 e 80 principalmente de Teologia primeiromundista. Mas talvez por influência do neopentecostalismo no Brasil e por influência de alguns pregadores americanos como Moris Cerullo o pastor foi modificando gradativamente as suas falas em relação ao cristianismo e a prosperidade, a ponto de justificar a muita abundância do seu ministério e a sua prosperidade pessoal ao fato de ele ser uma espécie de Neymar dos púlpitos como ele o fez na sua célebre entrevista no programa da Marília Gabriela.

Na política ele já foi um dos maiores entusiastas da ascensão política do Eduardo Cunha que além de hoje ser um condenado da justiça por corrupção, as suspeitas sobre ele pairam no ar desde a década de 80 quando o mesmo foi o presidente da Loterj. No caso mensalão a pergunta que sempre pairou no ar é, será que o Lula não sabia? E nos casos Eduardo Cunha, será que o Malafaia nunca soube?

Em meados da segunda metade da década de 90 houve no Brasil um movimento religioso que ganhou proporções gigantescas, o G12. Malafaia a princípio se manifestou radicalmente contrário ao fenômeno, mas quando o mesmo percebeu que isso o desfavoreceria, sobretudo entre lideranças mais próximas a ele e que o encontravam regularmente em um conselho de pastores, o mesmo imediatamente e por razões politicoreligiosas desistiu imediatamente das suas investidas contra o G12.

De vez enquanto a sua voz ecoa em lugares muito improváveis como a Baixada Fluminense por exemplo apoiando algumas gentes de caráter muito duvidoso. Será que ele conhece profundamente esse pessoal a ponto de apoiá_los ou ele está serpenteando entre os seus mais diversos interesses?

O que eu achei mais estranho nesses últimos acontecimentos que o envolveram foi a postura dele perante ao que hoje o mesmo chama de "esquerdismo" ou coisa de "esquerdopatas", pois a bem poucos anos o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva, o Lindbergh Farias e alguns outros membros do PT, se não me falha a memória o José Genoino e a Benedita da Silva, se encontravam no púlpito da Igreja do Malafaia para receber as orações da Assembleia de Deus Vitória em Cristo e as bençãos do seu apoio político. Porém nos últimos dias ele foi um dos maiores entusiastas da causa "Cristão de verdade não vota na esquerda." Será que o Malafaia é um catecúmeno? pois a pouquíssimo tempo ele votou na esquerda. E não vale dizer que o PT tinha causas diferentes das atuais, pois a discussão de pautas polêmicas como as demandas sobre o aborto e sobre a comunidade LGBT já fazem parte do Partido dos Trabalhadores desde os seus dias de fundação, e agora estranhamente o Malafaia diz que um cristão que apoia qualquer candidato que tenha o aborto sequer como discussão política  é uma espécie de cafajeste espiritual.

Segundo alguém que diz que o conhece muito bem e assim eu creio por razões óbvias, o  reverendo Caio Fábio, o Silas Malafaia ao defender algumas causas aparentemente por convicção política ou religiosa o faz por dinheiro, e por incrível que pareça e como é do seu costume eu nunca vi e nem nunca ouvi o Malafaia confrontando as denúncias do reverendo direta e objetivamente, será porque hein?

De jeito nenhum eu estou dizendo que o pastor Silas Malafaia é um mentiroso ou uma espécie de cafajeste espiritual como ele costuma se referir a outros com o seu famoso "camarada safado!"inclusive eu creio que com os seus compromissos pessoais de homem religioso e de cidadão ele deve ser uma pessoa muito bem recomendada nos seus compromissos civis e privados, apenas eu penso que contrariamente as representações da cristandade o fenómeno político não é absolutamente o espaço da verdade, nesse caso os seus compromissos no espaço da aparição pública ficam muito comprometidos pela dinâmica do jogo político que se modifica muitíssimo de acordo com os interesses a serem apresentados, pois o pastor precisa segundo a minha percepção de um acurado exame de consciência para decidir se ele pretende ser um legítimo arauto do que o cristianismo histórico chama de "a verdade de Deus" ou um legítimo ator político brasileiro pendular que serpenteia entre os mais diversos interesses, pois política e verdade são coisas muito diferentes e distintas.



Eldon de A Risamasson



Acesse o YouTube e digite Filosofia com Eldon Rosamasson ou simplesmente Eldon Rosamasson e assista a algumas aulas ou tutoriais ministrados pelo professor Eldon Rosamasson da rede  pública do Estado do Rio de Janeiro através do Projeto de Frente pra Escola. E não se esqueça de se inscrever no nosso canal e dar um print

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

LULA, o homem que todos querem preso!



LULA, o homem que todos querem preso!

“A prisão não são as grades, e a liberdade não é a rua;
existem homens presos na rua e livres na prisão.
É uma questão de consciência.
Mahatma gandhi.

Querido povo brasileiro, a HISTÓRIA dobrou-se diante de nós e, gentilmente, espera UMA AÇÃO.
Diante disto, teremos que agilizar mobilizações pelo país, feitas por nós mesmos, com núcleos pequenos, no máximo dez pessoas, pois nenhum parlamentar ou líder de esquerda, e muito menos os partidos, ou sindicatos, parecem querer LIBERTAR LULA de verdade.
Hoje, LULA é uma pessoa que muitos querem LIVRE mas aceitam que continue preso, da esquerda a direita no espectro político.
As mobilizações e “caravanas” por LULA LIVRE, se não objetivam sua libertação IMEDIATA, então, para que(m) servem? Por que as fazem?
Somos cidadãos que antevemos o ENORME PREJUÍZO que todos teremos ao nos mantermos cômoda e pacificamente SEM AÇÃO ALGUMA.
Isto significará mais que a perda de direitos arduamente conquistados com a luta e sacrifício de muitos e corajosos companheiros antes de nós.
Significará a perda definitiva da paz, num país dominado por criminosos milicianos e a perda da soberania e dignidade de viver, o que levará a muitos a uma depressão profunda devido a perda da esperança.
UM PAÍS QUE NÃO CUIDA DE SEU POVO É UM PÁRIA ENTRE AS NAÇÕES e candidato fortíssimo a ter suas fronteiras violadas e esquartejadas por “AVES DE RAPINA” sedentas de novos territórios e riquezas.
Nossa busca é, portanto, a LIBERTAÇÃO DE LULA da cadeia, mesmo que esta tenha que vir NA MARRA, imersa na decisão sólida e inarredável de nosso povo, contida no carinho e reconhecimento ao seu melhor presidente de todos os tempos.
Não vivemos, há muito, no ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, pois este foi destruído quando forças do PODER ECONÔMICO e de uma ELITE ESCRAVOCRATA, CRIMINOSA E APÁTRIDA, reunida a uma MÍDIA CORRUPTA e lacaia de interesses internacionais E UM JUDICIÁRIO VENDIDO, se aliaram criminosamente para derrubar, através de um GOLPE GROTESCO, nossa Presidenta legitimamente eleita, e que não cometeu crime algum, DILMA ROUSSEFF.
PovonoCongresso
Uma grande quantidade de pessoas, no mínimo CINQUENTA MIL, precisará se juntar, voluntariamente, em frente do local onde LULA estiver preso, para chamar atenção do mundo para o ESTADO DE EXCEÇÃO que vive o Brasil.
Nossa intenção, hoje, não é só a LIBERTAÇÃO DE LULA, mas, inclusive, a busca por reconhecimento mundial de sua condição de PRESIDENTE LEGÍTIMO do país, uma vez que foi impedido de concorrer nas últimas eleições presidenciais, quando todas as pesquisas indicavam que poderia ser eleito em primeiro turno, por força de uma FRAUDE JUDICIAL, promovida pelo juiz que hoje está ministro de estado da justiça daquele que foi o adversário de LULA.
O Brasil, hoje, é motivo de escárnio pelo mundo afora, achincalhada que é pela atuação dos personagens que “ROUBARAM A CENA”, representando o ESTADO BRASILEIRO.
Sabemos da força do poder opressor que se lançará sobre cada um de nós, mas, também, já somos capazes de entender pelos poucos dias de “governo” inepto e corrupto, além de ILEGÍTIMO, pois que se forjou através de inúmeras FRAUDES, o tamanho muito maior do PREJUÍZO E DOR, para cada cidadão brasileiro, caso nada seja feito agora.
PovonoCongresso1
CONCLAMAMOS, mesmo sem esperanças, dada a apatia e inércia demonstradas até a presente data, TODAS AS LIDERANÇAS E SIMPATIZANTES DE ESQUERDA DO BRASIL, não só os parlamentares, líderes e dirigentes de partidos, TODOS SÃO CHAMADOS AGORA, a fazer UMA FRENTE CONTRA O FASCISMO E AO ESTADO DE EXCEÇÃO que se instalou em nosso país, pois o amanhã que se avizinha, promete ser muito mais sombrio e doloroso a todos do que possamos imaginar.
Pedimos aos sindicatos que apoiem as mobilizações de nosso povo, pois esta pode ser a última chance de recuperar o nosso país das mãos da quadrilha que se apossou dele.
Aos órgãos da imprensa verdadeiramente livres e progressistas, fazemos também um apelo para que divulguem esta mobilização sem o MEDO de serem considerados partidários e não isentos, pois, como dizia Desmond Tutu, “Se você é neutro em uma situação de injustiça, você escolhe o lado do opressor”. A hora é de alertar e ajudar a mobilizar nossa população para que possa, ela mesma, se libertar do jugo da opressão.
DesmondTutuOpressão
Eles nos prometem o pesadelo, pois esta é a hora de acordarmos e buscarmos a concretização de nossos sonhos de um mundo e uma nação mais justas e que RESPEITE TODOS OS SEUS CIDADÃOS.
“Ninguém solta a mão de ninguém.”
Se eles querem passar por cima de nós, terão que levar a todos, e o mundo inteiro conhecerá, assim, A VERDADEIRA FACE DOS FACÍNORAS!!!
A pacificação do BRASIL, e a volta do mesmo ao estágio anterior, onde o respeito ao cidadão era a regra e onde os contratos e leis eram respeitados numa DEMOCRACIA REPUBLICANA, neste momento, só pode ser garantida com o retorno do maior líder da América Latina ao comando do nosso país, mas que os que desrespeitaram as leis e os que se beneficiaram dela, não pensem que terão vida fácil, pois terão que responder de acordo com a gravidade de seus atos.
No entanto, a estes será concedido um grau atenuante, caso reconheçam até o dia 30/04/2019 a LULA como o líder supremo da nação brasileira e único PRESIDENTE LEGÍTIMO DO BRASIL.
Aos demais restará o RIGOR DA LEI.
A hora agora é de deixarmos nosso sangue subir às veias e deixar nossa mais profunda indignação aflorar, diante dos absurdos concretizados e dos já programados por este governo que, claramente, retira as condições mínimas de vida do cidadão brasileiro mais fragilizado e AS TRANSFERE AOS PODEROSOS E ABASTADOS.
ChêSonhos
Estaremos no dia 01/05/2019, reunidos onde LULA estiver (ele está atualmente na sede da PF em Curitiba, que fica no bairro de Santa Cândida), para, não só denunciar ao mundo o ABSURDO E ILEGAL SEQUESTRO, por parte do Governo brasileiro, do maior líder da América Latina, mas para retirá-lo do CÁRCERE ILEGAL e devolvê-lo ao comando do nosso país.
Não arredaremos o pé de lá, sem que tenhamos LULA libertado do jugo das forças de opressão do Estado brasileiro.
A partir daí, se darão as negociações, SEMPRE PACÍFICAS, pelo reconhecimento mundial e nacional de LULA como o VERDADEIRO E LEGÍTIMO PRESIDENTE DO BRASIL.
Um novo tempo se abrirá para nós e o mundo, enfim.
DEVEMOS ACREDITAR NA PAZ, ANTE A GUERRA, NO AMOR, ANTE O ÓDIO E A VIOLÊNCIA.
DEVEMOS ACREDITAR NA FORÇA E CORAGEM DO POVO BRASILEIRO!
O MUNDO NÃO SUPORTA MAIS TIRANOS E FACÍNORAS, o fim, para estes, já chegou.
Viva o Brasil e viva o povo brasileiro!!!
#LulaLivreePresidente

Fábio Brito, em algum lugar na Bahia.

P. S.: Assistam ao documentário sobre o GOLPE de 2002 na Venezuela e de como seu povo conseguiu impedir que este tivesse sucesso.

VENEZUELA: Para entender, tem que ver o histórico:

VENEZUELA:
Para entender, tem que ver o histórico: 

➡️1 - As petroleiras americanas ficavam (aproximadamente) com 85% do valor da receita e a Venezuela com 15%. Hugo Chávez entra e inverte, a Venezuela passa a ficar com 85% do valor e as petroleiras americanas com 15%. 

➡️2 - A Venezuela passa a crescer em média 10% ao ano, começa o processo de industrialização, zera o analfabetismo e etc. 

➡️3 - A reserva de petróleo do rio Orinoco em 2005, faz da Venezuela a maior reserva de petróleo do PLANETA. 

➡️4 - Com o pré-sal no Brasil, as petroleiras decidem retomar a América do Sul, pois a soma do petróleo da Venezuela e do Brasil supera a reserva do Oriente Médio. 

➡️5 - Argentina, Equador, Colômbia e Brasil, todos os países da América do Sul vão sendo ocupados pela direita através de uma combinação de denúncias falsas bombardeadas pela imprensa, enquanto o judiciário vai condenando com processos absurdos as lideranças da esquerda. 

➡️6 - Os EUA pensam que conseguem vencer nas urnas tumultuando o país, mas assim como Dilma acabou vencendo no Brasil, Maduro vence na Venezuela.

➡️7 - No Brasil houve um aliciamento da esquerda para permitir a queda de Dilma. Na Venezuela a esquerda se manteve coesa com Maduro e não conseguiram derruba-lo. 

➡️8 - Os embargos e sanções econômicas contra a Venezuela, iniciados em 2012, fecham indústrias, elevam o desemprego, o bloqueio de recursos impede a manutenção dos programas sociais e Maduro passa a defender o país sob uma avalanche de ataque da mídia paga pelas petroleiras. 

➡️9 - Com passe livre no Brasil, os EUA se preparam para atacar a Venezuela. 

➡️10 - Fim da década de ouro da América do Sul, pobreza e Haitização do subcontinente a passos largos. 

E tem gente que acha que a questão é o autoritarismo de Maduro. Seria cômico se não fosse trágico para todos nós.

Lauro albuquerque.

SERÁ MESMO QUE APONTAR OS ESTADOS UNIDOS COMO NOSSOS PATRÕES É EXAGERO ? SERÁ QUE SOMOS MESMO UMA SEMI COLONIA ESTADOS UNIDENSES ?


SERÁ MESMO QUE APONTAR OS ESTADOS UNIDOS COMO NOSSOS PATRÕES É EXAGERO ?

SERÁ QUE SOMOS MESMO UMA SEMI COLONIA ESTADOS UNIDENSES ?

Excelente matéria de prof, ex consultor do nosso exército (*)

Os indicadores, confrontando os períodos idênticos dos governos FHC e Lula, MOSTRAM CLARAMENTE a melhora do Brasil após os mandatos de Lula.

Mostram também a dificuldade de governar de Dilma, com um Congresso majoritariamente oposicionistas e com sucessivos petardos contra sua administração.

É IMPOSSÍVEL AVALIAR UM GOVERNO QUE, A TODO INSTANTE, RECEBIA NOVA LEI IMPONDO UMA ABERRAÇÃO ECONÔMICA, UMA RESTRIÇÃO DE INVESTIMENTO, UMA INJUSTIFICÁVEL ELEVAÇÃO DE CUSTO.

Os militares, após a denúncia ou vazamento da antiga aliada Agência Central de Informações (CIA), órgão de espionagem e de golpes dos Estados Unidos da América (EUA), devem estar sentindo o que é traição.

Dilma também a sentiu com as ações dos parlamentares e ministros do apequenado supremo tribunal federal (STF).

Mas o pior estará por vir, caso o sistema financeiro, que denomino banca, tiver êxito em seus ardis eleitorais deste ano.

Se tivemos nos períodos Collor e FHC o desmonte da Nação, então em processo de reindustrialização, a partir de Costa e Silva até Geisel, após o desmonte de Castello Branco, Temer, Rodrigo Maia, Eunício Oliveira, os senadores e deputados do PSDB, do PP, do DEM, do PTB, dos partidos evangélicos e a maioria absoluta dos ministros do Supremo Tribunal Federal só atuam, desde o golpe de 2016, para riscar do mapa o Estado brasileiro.

Transformar a República numa colônia dos interesses do capital financeiro internacional, que abrevio por “banca”.

Após os esforços de Getúlio Vargas, dos militares de Costa e Silva a Geisel, de Lula, de empresários como Roberto Simonsen, José Mindlin, Abraham Kasinski, Mario Milani, Emílio Odebrecht e muitos outros, o BRASIL VOLTA A SER UM EXPORTADOR DE MATÉRIAS PRIMAS PARA O LUCRO DA BANCA, diretamente ou por suas empresas industriais.

Em outras palavras, volta à República Velha, ao Império, quando, formalmente independentes, o País era colônia de banqueiros.

E as Forças Armadas?

Sua atuação nem sempre foi na defesa da Nação, mas, com frequência dos poderosos de nossa Terra.

Ora caçando escravos, ora sufocando movimentos libertários ou de ideais políticos republicanos.

O próprio patrono do Exército Brasileiro esteve envolvido na Balaiada, nos movimentos liberais de Padre Feijó, em São Paulo, e de Teófilo Ottoni, em Minas Gerais.

Temo.

Porque não foi esta Força Armada que aprendi, com meus parentes mais próximos, militares, pessoas probas e dignas, e nos contatos profissionais e pessoais a respeitar e admirar, vê-la na função de segurança das instalações de estrangeiros, no Brasil, a que foi reduzido o exército iraquiano, após a agressão, pela farsa das armas químicas, pelas potências estrangeiras.

E que agora, pelas mesmas falsas razões, atacam a população da Síria.

É-me quase inacreditável ler manifestos militares pedindo a prisão de Lula, cuja corrupção AINDA ESTÁ POR SER PROVADA, DIFERENTEMENTE DAQUELA DE FHC, AÉCIO NEVES, JOSÉ SERRA, TEMER E TANTOS OUTROS GOLPISTAS, enquanto se calam com a entrega da riqueza que não pode ser reposta do pré-sal, dos minérios, dos aquíferos e das conquistas, muitas oriundas dos próprios governos militares, como a Base de Lançamento de Foguetes em Alcântara, no Maranhão, a terceira maior empresa fabricante de aviões, a Embraer, a capacitação tecnológica na área nuclear, levando à prisão um de seus oficiais generais nacionalista, e tantos outros desmontes do Brasil.

A QUEM DEFENDEM AS FORÇAS ARMADAS ?

Aos interesses estrangeiros no lugar dos brasileiros?

Que doutrinação ideológica foram submetidos para desconfiarem dos brasileiros e acreditarem nas farsas e fraudes montadas pelo interesse estrangeiro?

Da banca?

Terá o povo que se revoltar, se insurgir?

E de que lado estarão as forças armadas?

Da banca ou do Brasil, de seu povo?

Veja o caso da corrupção.

Não cabe em um artigo o que está em livros, em testemunhos pessoais de corruptores e corrompidos.

Na minha vida profissional conheci a corrupção de canadenses, franceses e estadunidenses, nos poucos anos que trabalhei no exterior.

O que foi alardeado como um escândalo, motivado para destruição das empresas de engenharia brasileiras, ocorre no dia a dia dos contratos internacionais, envolvendo empresas holandesas, inglesas, francesas, espanholas e, obviamente, as estadunidenses.

Apenas um ou outro evento chega à imprensa, quase inteiramente dominada pelos mesmos interesses.

Mas, certamente, meus caros leitores lembrarão dos que envolveram a realeza europeia, na Holanda, na Espanha e na Inglaterra.

Uma insignificante ponta do iceberg.

A CORRUPÇÃO, PRATICADA PELA BANCA EM TODO MUNDO E AQUI NO BRASIL, NÃO É INVESTIGADA NEM DENUNCIADA.
Não lhes parece estranho, no mínimo para desconfiar, que tanta corrupção não tivesse envolvido um único banco, onde necessariamente passou o dinheiro da corrupção?

Ou que não estivesse uma única empresa estrangeira envolvida, mesmo quando sócia ou parceira da condenada empresa brasileira?

Esta cegueira das Forças armadas depõe contra suas finalidades de defesa do Brasil e de seu povo.

(*)Matéria do prof Pedro Augusto Pinho,  ex consultor da Escola Superior de Guerra.

Jean Wyllys diz que está a construir-se uma nova junta militar para governar o Brasil

SIC (Portugal): “O ativista e político brasileiro Jean Wyllys afirmou hoje, em Coimbra, que está em construção uma nova junta militar para governar o Brasil, avisando o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, de que a cortesia com Bolsonaro tem limites.
Perante um auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) cheio de portugueses e brasileiros, Jean Wyllys assumiu o seu pessimismo em relação às próximas eleições no Brasil - "ainda não vejo um melhor cenário para as próximas eleições" - e deixou um alerta sobre "algo de muito perigoso que está a acontecer" no país.
Para o antigo deputado do PSOL - e crítico de Bolsonaro, Presidente brasileiro -, que desistiu do novo mandato e saiu do Brasil face às ameaças de morte que recebeu, está a constituir-se "uma junta militar para governar o país".
"As autoridades civis são tão medíocres, desqualificadas, desonestas intelectuais, burras, que, cada vez que uma delas cai [do Governo liderado por Jair Bolsonaro] , é substituída por um militar. Então, os militares estão a constituir um Governo sem ter que colocar as armas na rua. Isso é preocupante. Isso é muito preocupante", frisou.
O ativista insistiu que o Presidente do Brasil, para acalmar os ânimos por cada "autoridade civil desqualificada que cai", acaba por nomear mais um militar para ocupar o cargo dentro do Governo.
"Quando as pessoas passam a tratar o general [Hamilton] Mourão [vice-Presidente do Brasil] como moderado diante da estupidez e loucura do Presidente, temos um problema. Mas a verdade é que, de facto, comparado com o Presidente desqualificado, Mourão é um moderado", notou.
Para vincar a sua posição, Jean Wyllys recordou o golpe militar de 1964, que derrubou o governo democraticamente eleito de João Goulart, e em que os militares prometiam eleições livres - "não o fizeram e permaneceram por 21 anos no Governo".
"Precisamos de estar atentos a isso", alertou.Durante a sua intervenção, Jean Wyllys aproveitou ainda para deixar "um recado com muito respeito e carinho" ao Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.
"O Presidente de Portugal está longe, muito longe, de ser irmão de Bolsonaro, como ele disse. Está longe de ser o desqualificado que o Bolsonaro é, de ser o racista que Bolsonaro é, o machista, misógino e ignorante que Bolsonaro é. Então, dizer que o encontro entre eles foi um encontro entre irmãos é algo que depõe contra ele", constatou o político brasileiro.
"Pelo amor de Deus, Presidente, não faça isso. Não diga que foi um encontro entre irmãos, a cortesia tem limites. Seja cortês, mas não precisa de se expor dessa maneira, que o senhor não tem nada a ver com Bolsonaro", sublinhou Jean Wyllys.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019


Julian Assange, fundador do site Wikileaks, disse haver indícios da participação do governo dos Estados Unidos no que chamou de "golpe constitucional" ou "golpe político" contra a presidente eleita Dilma Rousseff, em agosto de 2016; "Situação atual está sendo construída há muito tempo", disse Assange em entrevista ao jornalista Fernando Morais; "50% do orçamento da NSA é destinado a entender qual o rumo que um país, gabinete ou presidente está tomando política e financeiramente, para que os EUA possam reagir e conduzi-lo a um caminho específico, incluindo na lista de alvos as importantes companhias energéticas", declarou Assange em referência ao pré-sal

2' 


Postagens mais Visitadas